A Renovação Carismática Católica da Diocese de Iguatu realizou no último dia 12 de Janeiro um Kairós para pregadores de diversas paróquias. Com o tema: “Desperta tu que dormes”, o evento contou a presenças de James Apolinário e Elvis Rodrigues.
Elvis Rodrigues pregou o temam do encontro, exortando: “Pregadores, é preciso caminhar sem medo!” e completou: “a pregação ora é denúncia, ora é anúncio”. Segundo ele a pregação tem que ensinar e defender, ela tem que unir o passado, o presente e o futuro. Todo pregador deve ensinar, formar e ter o conhecimento da palavra de Deus, definindo a pregação em três camadas: Ensinar, Proclamar e Defender.
Toda pregação tem que ser Kerigmática, a proclamação é onde você atualiza a palavra, ao pregar o evangelho se atualiza a palavra com a vivência. A pregação tem que ser viva, real e autêntica para que as pessoas entrem no mistério da palavra. A pregação tem que ser: Viva, Vivaz e Vivificante.
Para Elvis, todo pregador deve ser defensor. “Temos que defender a Renovação Carismática Católica, mas acima de tudo a nossa fé. Não são os outros quem vão determinar quem nós somos, mas nós mesmos, para isso é preciso conhecer a si e ao movimento a qual é engajado” – finalizou.
O evento continuou com a mesa redonda, onde todos puderam fazer suas preguntas e tirar dúvidas. O evento contou com Santa Missa e ainda com a presença de James Apolinário, que falou sobre o tema: “ Consagra a Deus o teu ministério”. James começou pregando: “ Cristo ressuscitado foi que deu o mandado para pregar com autoridade, foi Ele quem assinou pelo seu sangue a autoridade de missionário. Nós somos chamados a ser arautos do Rei Jesus. Quanto mais você prega, mais você passa a ser um instrumento na mão de Deus. Quando você não anuncia, você perde o direito de anunciar” – completou.
James falou da importância de se dedicar à missão como um consagrado. “Todo pregador precisa ter prudência, para ser profeta é preciso ter um olhar de profeta, temos que ter a coragem de sermos pregadores virtuosos”. Exortou a todos dizendo: “Pregador sem oração não é pregador, sede fortes no sofrimento, o sofrimento tem que causar em nós a alegria do evangelho.” James finalizou dizendo que “o seu ministério vale o tempo que você investe nele”.
O evento encerrou com um forte momento de oração direcionado as pregadores, proporcionando diversos testemunhos. Participaram do evento ainda as Comunidades Missão Resgate, Comunidade Mariana Boa Semente, o Bispo Diocesano Dom João e o Movimento dos Focolares, que fizeram uma linda homenagem a Renovação Carismática Católica. Foi um momento único de unidade e testemunho.
Serviço
Leituras bíblicas e moções:
Tito 2, 11-5; Ef 5,10; Ef 5, 2; Tm 4, 5; Eclo, 2; Mt 2, 12-36.
Somos chamados a sermos mais dóceis ao Espirito santo;
Se deixar sentir e descobrir o novo em proclamar a palavra de Deus.
Por Rociana Souza – MCS RCC Diocese de Igatu/CE