No último mês de novembro a Diocese de Sobral/CE abriu oficialmente o Ano Jubilar e Ano Eucarístico, no dia 9 de novembro. A partir desta data teve início, também, a peregrinação dos ícones, a cruz missionária e a imagem de Nossa Senhora Aparecida, que percorrerão paróquias e comunidades. A programação do Jubileu inclui será realizada até novembro de 2015, quando será comemorado o centenário da diocese.
Dentro das comemorações, celebrações jubilares por segmento, com participação das pastorais, grupos, movimentos, associações e outros. Em outubro está prevista a Semana Eucarística Paroquial e, no mês seguinte, o Congresso Eucarístico. A festa dos 100 anos está marcada para o dia 8 de novembro, com celebração de missa, programação cultural e lançamento do livro da história da diocese de Sobral.
“Estamos em clima de festa, peregrinando para comemorar os cem anos de nossa diocese. É tempo de alegria, de dar graças a Deus por esta etapa de evangelização, de caminhada, de anúncio, de conversão e de fortalecimento de nossa fé”, comunicou em nota a Comissão do Jubileu.
O primeiro momento de preparação para o Jubileu aconteceu entre 2005 e 2010, por meio da realização das Santas Missões Populares. Em 2011, a segunda etapa prosseguiu com a atividade missionária. A diocese de Sobral é formada por 39 paróquias e quatro áreas pastorais.
A criação da Diocese de Sobral foi em 10 de novembro de 1915, pelo Papa Bento XV, sendo nomeado como seu primeiro bispo Dom José Tupinambá da Frota.