O Papa Francisco superou no último domingo os 18 milhões de seguidores em todo o mundo em seu perfil oficial na rede social Twitter. O Papa está presente na rede em nove línguas, correspondente ao mesmo número de perfis sincronizados. O perfil em Espanhol (Pontifex_es) é seguido por quase 8 milhões de pessoas; o português (Pontifex_pt) é seguido por quase 2 milhões.
“Aos meus amigos no Sri Lanka e nas Filipinas: Deus vos abençoe a todos. Por favor, rezai por mim”, tuitou na segunda-feira o Pontífice argentino. Para comemorar a sua sétima viagem apostólica internacional, tweets também foram escritos em tâmil e cingalês, línguas faladas no Sri Lanka.
No entanto, Francisco não é o primeiro papa a entrar em redes sociais. Foi Bento XVI que começou a usar o Twitter no dia 12 de dezembro de 2012. Em menos de três meses, até 28 de fevereiro de 2012 último dia de seu pontificado, conseguiu alcançar mais de três milhões de seguidores.
Papa Francisco foi considerado a personalidade do ano pela revista Time ainda em 2013 e desde que assumiu seu pontificado tem sido foco de muitas lentes e microfones até dentro dos aviões, onde ministra entrevista coletivas. Para o vice-Presidente da CNN, Ed O’Keefe, o Papa Francisco é um comunicador global. “Qualquer que seja a sua mensagem, expressa por meio de um telefonema a uma pessoa qualquer do mundo, ou falando a um pequeno jornal, receberá atenção a nível mundial.” – comentou.
Em sintonia com a 14ª Assembleia Ordinária do Sínodo dos Bispos, que ocorrerá em 2015, o tema escolhido para a 49º Dia Mundial das Comunicações Sociais será “Comunicar a família: ambiente privilegiado do encontro na gratuidade do amor”. O evento será celebrado no dia 17 de maio, domingo que antecede Pentecostes.
Com informações de Zenit/CNBB