O papa Francisco nomeou no último dia 06 de maio o bispo da Diocese de Iguatu (CE), dom Edson de Castro Homem, que será transferido da sede titular de “Muzia” e do ofício de auxiliar da arquidiocese do Rio de Janeiro (RJ).
Dom Edson
Natural do Rio de Janeiro (RJ), nasceu em 17 de abril de 1949. Foi ordenado presbítero em 1977, e bispo, em 2005, após ser nomeado pelo papa emérito Bento XVI. Possui mestrado em Teologia e Filosofia e, doutorado em Teologia Espiritual pelo Universidade Gregoriana de Roma. Também é doutor em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Seu lema: “Sufficit tibi gratia” (Basta-te a minha graça).
Dom Edson fez uma saudação a todos da Diocese de Iguatu. Confira na íntegra:
Irmãos e Irmãs queridos,
A graça e a paz de Deus estejam com todos!
Desde que tomei conhecimento que seria nomeado Bispo de Iguatu, no Estado do Ceará, por Sua Santidade, o Papa Francisco, tenho feito, durante a celebração da Eucaristia, a mesma súplica do Apóstolo Paulo pelos cristãos de Tessalônica:
“Não cessamos de orar por vós, para que o nosso Deus vos faça dignos de sua vocação; e que seu poder faça realizar em vós o bem desejado, e torne ativa a vossa fé” (2Tes 1, 11).
Agora, após a nomeação que tornou pública a vontade do Papa, a faço minha, diante de todos, com fé, confiança e esperança nas luzes do Espírito Santo, na proteção maternal de Nossa Senhora, no patrocínio de São José e nas orações e na colaboração dos meus diocesanos. Quero assumir e iniciar o ministério pastoral a mim confiado e conhecer as forças vivas da Diocese com as quais trabalharei, juntos e unidos em Cristo, para a construção do Reino de Deus.
Antes porém, saúdo com muito afeto, pois já os tenho no coração e na mente: os bispos eméritos, o administrador diocesano durante a sede vacante, os sacerdotes, diáconos, seminaristas, religiosas, fiéis leigos e leigas, enfim, todos os membros do Povo de Deus, que habitam o vasto território diocesano.
Saúdo também as autoridades que governam e cuidam do bem comum e todos aqueles que detêm parcela de poder decisório na sociedade para servi-la e edifica-la.
Enfim, saúdo todos os homens e mulheres do mundo da cultura, da comunicação, da educação e do trabalho, construtores da sociedade civil e democrática.
Em breve nos encontraremos, se Deus quiser.
Em Cristo Jesus,
Dom Edson de Castro Homem,
Bispo de Iguatu.
Rio de Janeiro, 6 de maio de 2015.
CNBB
A CNBB também se manifestou sobre a nomeação de Dom Edson, o bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Leonardo Ulrich Steiner, assinou saudação da entidade ao bispo nomeado pelo papa Francisco para a diocese de Iguatu (CE), dom Edson de Castro Homem. “Cumprimentamos a Igreja de Iguatu pelo seu novo Bispo e agradecemos a Dom Edson pelo trabalho evangelizador realizado na Arquidiocese do Rio de Janeiro, pedindo ao Senhor que faça germinar e frutificar as sementes ali lançadas, em vista da construção de uma sociedade mais justa, fraterna e solidária”.