Como planejar a comunicação nos eventos católicas

Destaques Formação Ministérios

Com o advento da internet, e agora das redes sociais, muitas instituições estão investindo em comunicação, apropriando-se de sua imagem e ativos de texto para atrair mais fãs para suas comunidades, eventos, produtos e muito mais.

  1. Estabeleça metas Qual é o objetivo do evento? O plano de comunicação deve ser utilizado como um guia para indicar os objetivos a serem alcançados. Mesmo quando as pessoas pensam que o objetivo é “apenas publicidade”, elas podem ir além e definir metas ambiciosas para o sucesso da conferência e se surpreender com os resultados. A boa publicidade pode não só atrair o público, mas também conversar com ele, participar de propostas e ações, gerar expectativas para a programação e participar por algum motivo, enfim, são várias as possibilidades.
  2. Determine o seu público-alvo Não se trata apenas de encontros de padroeiros com a participação de toda a família, mas também de evangelização dos jovens, acampamentos para casais, retiros femininos … Em cada proposta, temos um público-alvo. Isso significa que não podemos nos comunicar da mesma forma, a mesma linguagem e estratégia. Defina o público-alvo e liste suas características. Qual língua atrai os jovens? Qual tópico atrai a atenção das mulheres? Que cor e símbolo o casal representa? Faça a si mesmo essas perguntas e responda-as com sua equipe!
  3. Definir canais Nas etapas anteriores, defina os canais para falar com o público e promover o evento. Essas ações requerem diálogo entre si e todos os esforços concentrados para atingir os objetivos definidos. Portanto, disponibilizar todos os canais de comunicação, inclusive canais gratuitos para quem precisa investir, é essencial para organizar todas as necessidades criativas.
  4. Crie conteúdo interessante Definir o tom de comunicação e como sua mensagem se dirige ao público para participar de sua proposta é um passo muito importante. Como usamos a Internet todos os dias para esclarecer dúvidas, pesquisar e descobrir, compartilhar conteúdo valioso, informações e materiais relevantes que resolvem os “problemas” das pessoas se tornam cada vez mais atraentes. Enfatize que os “problemas” que sua atividade pode resolver para as pessoas ou os benefícios que ela traz são “tentadores”. Não se preocupe, “Noite do Pastel” é uma arrecadação de fundos para a freguesia. Isso é importante porque as pessoas devem contribuir para a causa, mas isso é inerente à vida em comunidade. Desde treinamentos qualificados até encontros que promovam a diversão, o lazer e a vivência fraterna, cada atividade pode agregar valor aos participantes. Lembre-se de enfatizar este ponto nesta divulgação para que as pessoas valorizem as sugestões e se sintam parte dela. Saber que o propósito da “Noite do Pastel” é também promover encontros entre famílias, espaços confortáveis ​​de conversa e entretenimento, e ainda inspirar as pessoas a contribuírem para a série.
  5. Responsabilidade organizacional Cada contexto tem sua realidade. Nem sempre é possível, mas o ideal é deixar a equipe responsável pela comunicação do incidente. Depois de determinar quem fará parte da equipe, organize as responsabilidades. É importante dividir as tarefas para que ninguém fique sobrecarregado, e todos assumam o que gostam e saibam fazer. Lembre-se de conscientizar toda a equipe sobre as metas e objetivos, prazos e feedbacks apresentados a cada ação. Mesmo que os números não sejam os ideais, é importante que a equipe tenha conhecimento e possa analisar em conjunto como reverter o plano.
  6. Crie uma programação As etapas listadas aqui são etapas muito introdutórias do Programa de Intercâmbio de Atividades Católicas. Agora, é hora de desenvolver um plano que começará a agir para promover sua proposta. Para tanto, desenvolvemos uma planilha com uma programação completa para publicação de eventos, você pode baixar o arquivo gratuitamente e utilizá-lo de acordo com sua situação atual.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *